terça-feira, 17 de novembro de 2009

ESTATUTOS DA ASSOCIÃÇÃO

Para imprimir ou consultar os estatutos clique em baixo:

http://www.lgv.pt/apeeaecvm.pdf

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Valença Reflecte "Riscos da Dependência na Adolescência"

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Valença esteve presente, a convite da Associação Empresarial do Concelho de Valença, no evento designado por “Valença Reflecte” em que o tema da sessão realizada no passado dia 29 de Outubro no Salão dos Bombeiros Voluntários de Valença, pelas 21horas, foi “Riscos da Dependência na Adolescência”.
A sessão contou com a presença, além da APEEV, representada pela Vice-presidente da Direcção Ana Paula Xavier, com a presença da Guarda Nacional Republicana, de técnicos do IDT – Instituto da Droga e Toxicodependência e do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho
No seguimento das intervenções efectuadas, foi possível constatar que tem sido implementadas diversas acções e iniciativas, quer pela GNR quer pelo IDT que têm como principal objectivo por um lado a prevenção e por outro o tratamento e encaminhamento de casos mais complicados.
A GNR evidenciou as diligências que têm levado a cabo para diminuir as ocorrências no concelho, referindo o reforço da “Escola Segura” e o aumento do patrulhamento no território. Apresentou como principais dificuldades a dificuldade em intervir sem flagrante delito. Identificou os locais da Sra. Da Cabeça, da Cidade Nova e do Cais como locais de risco para a ocorrência de situações mais graves não só a nível de Droga como de álcool. Reforçou que os problemas de alcoolismo tem vindo a aumentar no concelho, representando uma ameaça no equilíbrio familiar e na sociedade em geral.
O IDT apresentou os diversos projectos que tem em curso no território, identificando a necessidade de realizar “workshpos” temáticos direccionados aos Pais no sentido de os sensibilizar para o reconhecimento dos sinais e dos procedimentos a ter quando confrontados com situações destas no seu seio familiar.
A Associação de Pais, centrou a sua intervenção na preocupação e interesse na prevenção da toxicodependência no meio da comunidade escolar e que gostaríamos de ser “chamados” para integrar parcerias e iniciativas que concorrem para este objectivo. A psicóloga do Agrupamento referiu os procedimentos internos quando se deparam com situações e casos desta gravidade.
Em jeito de conclusão, considero que o tema é bastante pertinente tendo em conta o contexto actual da nossa sociedade sendo que a Associação de Pais pretende aprofundar alguns conteúdos desta sessão.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ASSEMBLEIA GERAL

Convocatória

Ao abrigo do Artigo 13º nº1, dos estatutos da Associação de Pais Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Valença do Minho, convoco a Assembleia Geral Ordinária de Pais e Encarregados de Educação, a realizar no dia 22 de Outubro de 2009 pelas 21:30 horas, no Auditório da Escola Secundária de Valença, com a seguinte ordem de Trabalhos:


1- Período antes da ordem do dia:
1.1 - Informações.
2º - Ordem do dia:
2.1 - Apreciação e votação do Relatório de Contas, e do Parecer do
Conselho Fiscal, relativo ao ano lectivo de 2008/2009;
2.2 - Inscrição de Associados;
2.3 – Apresentação de Listas *;
2.4 – Eleição dos Novos Corpos Sociais;
2.5 – Outros Assuntos de Interesse para a Associação.



* As listas podem ser apresentadas à mesa até ao inicio dos trabalhos, para qualquer assunto
contactar: 964019183.


A Presidente da Assembleia Geral

Cacílda Maria Brandão Coelho


Valença, 12/10/2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GRIPE A (H1N1)v

PLANO DE CONTINGÊNCIA

O objectivo do Plano de Contingência é manter a actividade da instituição escolar, em face dos possíveis efeitos da propagação do contágio da gripe, nomeadamente o absentismo dos profissionais e dos alunos e respectivas repercussões nas actividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa. Consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo articulado.
Consultar Plano de contingência na pagina da escola em:
http://www.eb23-valenca.rcts.pt/


Informação aos PAIS

O principal veículo da Gripe A, são as gotículas que se expelem ao tossir e espirrar e secundariamente as mãos em contacto com as gotículas que transmitem o vírus. Estima-se que oitenta por cento dos contágios ocorrem por esta via. Leia com atenção as diversas recomendações que relevamos:

- Lave sempre as mãos e diversas vezes ao dia. Não leve as mãos à boca.
- Se espirrar utilize um lenço de papel e deposite-o no lixo.
- Se tossir coloque o braço a tapar a boca.
- Ensine os seus filhos a protegerem-se.
- Supervisione e acompanhe os seus filhos na sua higiene.
-Se o seu filho tiver sintomas de febre, tosse, dores musculares, falta de ar, nalguns casos vómitos e diarreia, por favor não o leve para a escola e contacte: Linha Saúde 24 -808242424.


Direitos Laborais

Foram introduzidas alterações no regime de assistência à família para a situação de pandemia da Gripe A.

Os pais que ficarem em casa a tomar conta de um filho doente ou porque a escola foi obrigada a encerrar pela autoridade de saúde, têm direito a faltar ao trabalho para prestar essa assistência, através do recurso à “baixa médica”:

* 30 Dias por ano se o filho for menor de 12 anos ou portador de deficiência ou doença crónica;
* 15 Dias por ano se o filho for maior de 12 anos;
* Durante todo o período de hospitalização;
* Durante o período de encerramento da escola.

CENTRO ÓPTICO IBÉRICO NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DA VISÃO INFANTIL




O Centro Óptico Ibérico está presente nos concelhos de Barcelos, Melgaço, Vila Verde; na Cidade de Valença o Centro Óptico Ibérico localiza-se na rua do Jardim nº 3, quase há duas décadas.
O Centro Óptico Ibérico além da sua actividade comercial disponibiliza alguns serviços gratuitos disponíveis para a comunidade local, tais como: rastreios de visão e consultas de Optometria.
Em convite endereçado a todos os Centros Ópticos e Ópticas radicadas na Cidade de Valença,
a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Valença, pretendia promover um rastreio da visão.
Em colaboração disponibilizada pelo Centro Óptico Ibérico, todas as crianças do agrupamento, com idades compreendidas entre os 4 e 10 anos de idade foram rastreadas. Depois de aprovada a iniciativa, feita a divulgação e preenchidos os formulários de inscrição e autorização pelos Pais e Encarregados de Educação a viatura móvel deslocou-se aos estabelecimentos de ensino. Durante os messes de Abril, Maio e Junho, foram percorridos todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, Jardins de Infância e Primeiro Ciclo; num total de cerca de 600 crianças, tendo terminada esta iniciativa com o rastreio da semana da saúde, em Julho na Escola Secundária.
Nesta iniciativa estiveram envolvidos colaboradores do Centro Óptico Ibérico e contou com a disponibilidade da Dra. Carla Leal, que sempre acompanhou o rastreio de forma voluntária.
Esta acção visava a prevenção das doenças de vista, como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo ou outros problemas de visão, que afectam mais de 20% das crianças em idade escolar.
Nesta fase etária é muito importante que as crianças sejam examinadas para identificar possíveis problemas visuais que possam prejudicar o seu desempenho académico, foram detectados alguns casos que estão ser acompanhados pela equipe Médica e Técnica do Centro Óptico Ibérico.
A Associação de Pais, como promotora da iniciativa quer agradecer há gerência do Centro Óptico Ibérico, a todos os seus colaboradores e técnicos, bem como a todos os docentes e auxiliares que colaboraram nesta iniciativa.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ocupação de Férias


Iniciativa Promovida pela Câmara Municipal, 2º ano de edição, este ano com actividades de desporto, praia, jogos radicais entre outros. Os interessados podem inscreverem-se na Biblioteca Municipal ou na Piscina Municipal, até 30 de Junho.

domingo, 31 de maio de 2009

TERTÚLIA DEBATE



Vai decorrer no próximo dia 04 de Junho, pelas 21:00 horas na Biblioteca Municipal uma Tertúlia / Debate cujo tema é: DESAFIOS NA FAMÍLIA.
Foram convidados para oradores especialistas na matéria, que em dialogo com os presentes iram abordar o tema.

GEMINAÇÃO DE VALENÇA / DOWNPATRICK (IRLANDA DO NORTE)

Após a visita da delegação de Valença a Dowpatrick, no passado mês de Março, iniciaram-se os contactos para a geminação, que agora em Maio se concretiza.
O acto de assinatura do protocolo de geminação contará com a presença das autoridades locais de Valença e de Downpatrick. Esta geminação terá várias àreas de actuação mas centra-se, sobretudo, nos jovens estudantes valencianos que passarão, assim, a contar com a oportunidade de intercâmbios com a cidade de Downpatrick, na Irlanda do Norte e do aprofundamento dos conhecimentos da língua inglesa. A educação, a formação profissional e a cultura são as grandes linhas desta nova parceria internacional de Valença. A educação é a base deste projecto de intercâmbio que envolve a Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, o Agrupamento Muralhas do Minho, o polo de Valença da ETAP, a Câmara Municipal de Valença, bem como várias entidades e escolas do ensino básico, secundário e superior de Downpatrick. Este projecto de intercâmbio surge na sequência da introdução do ensino do inglês nas escolas do 1º ciclo e apresenta-se, para a autarquia valenciana, com uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos e competências da língua inglesa para os jovens estudantes valencianos. Em preparação estão um conjunto de actividades de que se destaca a presença de alunos valencianos na Irlanda do Norte, para a aprendizagem do inglês bem como de alunos de Downpatrick em Valença para o conhecimento do português. A formação profissional e os intercâmbios culturais são àreas que serão exploradas, também, pelo grupo de trabalho do comite de geminação. Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “com este projecto abrem-se novas janelas de conhecimento aos jovens valencianos que passam a dispor da oportunidade de aprofundarem o domínio do inglês, na Irlanda do Norte”. A cidade parceira de Valença na Irlanda do Norte é Downpatrick, uma povoação, também, histórica a que está associada a figura de Saint Patrick, santo padroeiro da Irlanda. A simbologia e as semelhanças dos feitos entre São Teotónio, primeiro santo português nascido em Valença e Saint Patrick foi, também, um dos grandes motivos que levou a Câmara Municipal de Valença a lançar a intenção de uma profícua geminação com esta cidade irlandesa.

domingo, 24 de maio de 2009

RELATÓRIO DAS REUNIÕES/ENCONTROS COM PAIS /ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO



A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Valença do Minho, uma série de reuniões e encontros em todas as freguesias do concelho onde possuem escolas, com o objectivo de, por um lado, efectuar uma apresentação da Associação, designadamente os seus objectivos e plano de actividades no sentido de envolver todos os Pais e Encarregados de Educação, na actividade e projecto da Associação e, por outro efectuar um diagnóstico/levantamento sobre os pontos fracos e pontos fortes do parque escolar do concelho, permitindo desta forma que a Associação contribua com propostas válidas e coerentes para a valorização e promoção do Parque Escolar do Concelho.

Foram, então, visitadas as seguintes freguesias, detentoras de
ESCOLAS EB1/JARDINS DE INFÂNCIA:

ARÃO
CERDAL
FONTOURA
FRIESTAS
GANDRA
GANFEI
VALENÇA
S.PEDRO DA TORRE

De referir que por questões de metodologia foi necessário agrupar escolas (J.I. e EB1), com o objectivo de não prolongar as visitas.
Foi, igualmente, realizada uma reunião com Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3/S de Valença.

Os principais assuntos abordados poderão ser agrupados por temas. Assim, de seguida apresenta-se um breve resumo das principais questões levantadas pelos presentes:

Alimentação/Cantina:

Como pontos fracos foram destacados os seguintes:

Ausência de dieta específica para alunos doentes ou mal dispostos (Arão)
Comida escassa não sendo, por vezes possível o aluno repetir (Arão)
Refeições com muitos fritos (Fontoura)
Ementas muitas das vezes são alteradas, não correspondendo à ementa apresentada (Fontoura)
Ementas diárias são, por vezes, repetidas na mesma semana (Ganfei)
A localização das cantinas obriga, por vezes, à deslocação a pé dos alunos do Jardins de Infância que ficam, assim, sujeitos a condições meteorológicas adversas (Gandra; São Pedro da Torre).


Como pontos fortes foram evidenciados:
O pessoal da Cozinha desempenha bem as suas tarefas demonstrando forte empenho na alimentação das crianças, tendo sido considerado que quer a confecção da comida e o funcionamento das cantinas é de boa qualidade. (Cerdal; Gandra; Ganfei; Friestas; São Pedro da Torre; Valença)

Infra-estruturas/Espaço Físico

A nível desta temática e dada a sua relevância nas reuniões efectuadas importa salientar por escola/visita as principais debilidades identificadas por escola visitada, Assim:

ARÃO
Ausência de cobertura e de pavilhão. Quando chove os alunos são retidos dentro das salas de aulas, permanecendo devido ao longo tempo dentro das salas, fazendo com que o aproveitamento escolar não seja rentável, está elaborado e aprovado pela DREN e a obra está já adjudicada, aguardando o seu inicio;
Ausência de paragem coberta para alunos em Favais;

Falta de infra-estruturas eléctricas para os computadores “Magalhães”.

CERDAL
Falta algum material para o bom funcionamento do Centro Escolar;

Urgente equipar o Jardim de Infância de Bogim com aquecimento.



FONTOURA
Chove dentro de uma das salas de aulas;
Ausência de infra-estruturas eléctricas para os computadores
“ Magalhães”.

Urgente pintura interior da escola.

FRIESTAS
Faltam alguns equipamentos para o bom funcionamento do Centro Escolar;

Urgente rever o piso interior do recreio.

GANDRA
EB1ausência de infra-estruturas eléctricas para os computadores “Magalhães”;
Jardim de infância, funciona num edifício antigo, para o qual foram apontadas situações de humidade, problemas de consistência dos tectos e paredes;
Jardim de infância, falta de condições físicas de lazer;
Necessita urgentemente de obras de melhoramentos.

GANFEI
Necessita de melhoramentos no pavimento de lazer;
Vedação traseira baixa e perigosa com arame de bicos virados para cima;
Ausência de cobertura da passagem do Jardim de Infância para a EB1 que facilite a deslocação para a cantina;
Na entrada do portão, o prolongamento da cantaria está perigoso, podendo provocar acidentes;
Ausência de infra-estruturas eléctricas para ligar os computadores “Magalhães”.
Urgências em colocar abrigos para os alunos aguardarem os transportes escolares nas Azenhas.

SÃO PEDRO DA TORRE
EB 1 tem óptimas instalações físicas;
Falta de cobertura para os intervalos;
Piso dos átrios em más ou deficientes condições;
Vedação deficiente;
Jardim de Infância, o aquecimento porque a lenha utilizada é verde e molhada esta dificulta a presença de alunos e professores dentro da sala;
Urgente equipar a EB1 com refeitório, as crianças tem que se deslocar até ao Infantário a pé, que dista 300mts.

VALENÇA
Centro escolar com optimas condições, mas nessecita de alguns equipamentos e pessoal auxiliar para o bom funcionamento.

ACTIVIDADES EXTRA CURRICULARES
No que se refere às Actividades Extra Curriculares em todas as reuniões/visitas efectuadas as debilidades identificadas foram, de uma forma geral, unânimes: a ausência de um programa das actividades detalhado com a identificação das actividades, objectivos e resultados esperados, o que condiciona o envolvimento dos Pais nestas actividades e, pior ainda, não desperta o interesse dos alunos que as encaram como meras actividades de “lazer”. Esta realidade tem favorecido o aparecimento de comportamentos desviantes por parte de alguns alunos no período de funcionamento destas actividades. De facto foi referido por muitos Pais e Encarregados de Educação que estas actividades apenas servem para reter os alunos, não existindo uma programação detalhada que motive e sensibilize pais e alunos. Muitos referiram que nem conheciam os professores responsáveis pelas AEC’s.
Este tema foi amplamente abordado, tendo sido identificadas questões muito objectivas relativamente à Natação, onde foi referido que existe pouco pessoal auxiliar no apoio aos alunos; o Inglês não tem funcionado (esta questão foi objectivamente colocada em Friestas) e na Música é notório o desinteresse dos jovens para esta actividade.

Não obstante esta realidade, as Actividades Extra Curriculares representam um importante apoio alternativo aos Pais e Encarregados de Educação que, por questões profissionais, não estão disponíveis às 15h.30m, funcionando as actividades Extra Curriculares, desta forma como uma componente fundamental de Apoio à Família. Estas necessitam, no entanto, de uma maior e melhor organização e coordenação para que no início do ano lectivo estejam definidos programas e objectivos concretos que permitam incutir dignidade e relevância a estas actividades.
Assim, foram apresentadas algumas propostas para o funcionamento das Aec’s:
Implementação de outras actividades: Friestas referiu a Equitação. O teatro e a dança foram outras ideias.
O Inglês, dada a sua importância, deveria ser administrado dentro do período lectivo e não no fim deste período porque os alunos estão cansados e esgotados.
Em parceria com as Juntas de Freguesia e com algumas colectividades locais poderia ser possível definir outras actividades extracurriculares.


PESSOAL AUXILIAR
De uma forma geral em todas as reuniões foram efectuados elogios quer a nível do pessoal auxiliar quer a nível do pessoal docente, excepto em Ganfei onde foi referido que a Autarquia colocou uma auxiliar que, consecutivamente tem provocado atrito com os Pais. No entanto, todos consideraram que o pessoal auxiliar é escasso para o número de alunos existentes e para o funcionamento das Escolas.
Foi ainda abordada a situação de se estudar a possibilidade de cada escola poder ter pessoal auxiliar a partir das 8.30h, para os pais poderem deixar os filhos em segurança, tempo útil de se deslocarem para os seus empregos.
EB23/S VALENÇA
Do encontro com os encarregados de educação destes estabelecimentos de ensino foram apontadas as seguintes situações:
É urgente efectuar melhoramentos nas coberturas exteriores de passagem entre pavilhões;
Melhor planeamento no espaço dos serviços administrativos;
Falta de abrigos nas portarias, enquanto os alunos aguardam o toque de saída, quer para almoço quer de final de dia;
Falta de abrigos para os alunos enquanto aguardam os transportes escolares;
Preocupação com a segurança da comunidade escolar dentro e nas redondezas do estabelecimento de ensino, devido a vários factores.
Urgente remodelar e equipar o Polivalente, criando condiçoes de convivios e eventos.


CONCLUSÃO

Em jeito de conclusão, reconhecendo o forte empenho e investimento da autarquia, na área da Educação, com a construção dos novos centros escolares, e, pela transferência de competências na área da gestão do parque escolar; a Associação de Pais disponibiliza-se, desde já, para participar em reuniões de trabalho no sentido de definir propostas/soluções dando, assim, resposta às principais questões colocadas pelos Pais e Encarregados de Educação.

Definimos como prioritário reunir com a Autarquia e o Agrupamento, em tempo útil, para estabelecer uma estratégia de organização e coordenação das AEC’S, bem como para avaliar as diversas possibilidades de resolução de algumas situações identificadas como debilidades, sendo certo que algumas já foram resolvidas quando conhecidas e comunicadas.

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS

domingo, 19 de abril de 2009

HISTORIAS EM PIJAMA

Sacos-cama, almofadas,ursinhos e bonecas!
Estão convidados para as historias em pijama.

A biblioteca Municipal de Valença, vai desenvolver uma actividade, por ocasião da comemoração do Dia do Livro, 24 de Abril pelas 21:00 horas.
Convidando todas as crianças e respectivos pais, amigos ou familiares a pernoitar na Biblioteca e participar nas actividades de animação agendadas para essa ocasião.

Mais informações e regulamento, contacte 251800330.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ENCONTRO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NAS FREGUESIAS

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Valença do Minho, está a promover nas freguesias encontros com os Pais e Encarregados de Educação.
Esta iniciativa tem como objectivo a divulgação da Associação, levantamento no terreno de problemas e situações para o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino.

GRUPOS E DATAS DAS VISITAS ÀS FREGUESIAS

Grupo 1

Luís Amorim
Paula Simões
Helena Rodrigues
Margarida Carvalho
Carlos Esteves
Carla Lopes
Antonina Mendes
José Monte
Jorge Rodrigues
Susana Gomes
Carla Fernandes

Reuniões:

Cerdal – 28 de Janeiro *

Sº Pedro da Torre - 30 de Janeiro *

Ganfei – 3 de Fevereiro *

Friestas – 6 de Fevereiro


Grupo 2

Cristina Cerqueira
Paula Xavier
Orlanda Prado
Cláudia Urze
Ilda Cardadeiro
Eugénio Domingues
Georgete Ferreira
Raul Silva
Cacílda Coelho
Marcelo Fernandes
Teresa Passos

Reuniões:

Fontoura – 28 de Janeiro *

Gandra – 30 de Janeiro *

Arão – 3 de Fevereiro *

*Horário: 21:00 horas
*Local: Sede da Junta de Freguesia Local.


Antas - Valença - 11 de Fevereiro*

*Horário:21:00 horas

*Local: Escola Secundária