segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Plano de Actividades 2010/2011


PLANO DE ACTIVIDADES


A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho Valença do Minho, tem como finalidade essencial a de contribuir para a melhoria do labor educativo que em comum lhe compete na formação e preparação dos educandos e na ocupação dos seus tempos livres. Este objectivo só poderá ser alcançado através de estreita e permanente colaboração com alunos, direcções de escolas e respectivos Corpos Docentes, Pais e Encarregados de Educação. O estabelecimento de outras parcerias poderão, sempre, ocorrer desde que se considere fundamental para a prossecução dos objectivos a que nos propomos alcançar.

O ano lectivo 2010/2011 é um ano de fortes desafios furto da crise económica e financeira e das consequências sociais que dela resultam, com o crescente aumento das dificuldades das famílias em fazer face às despesas mensais. Neste sentido, a APEEAE estará atenta a situações de pobreza que poderão aparecer no seio da comunidade escolar e será um parceiros activo junto de entidades competentes para a resolução destes constrangimentos.

No entanto e independentemente desta realidade, importa realçar que os recursos humanos e financeiros desta entidade não comportam uma estrutura técnica que permita o desenvolvimento de acções e projectos isolados e pontuais, sendo que para o efeito é fundamental o estabelecimento de protocolos com as diversas entidades locais, sem os quais não será possível dar apoio à população estudantil.

Assim, o que se pretende com este Plano é identificar as principais linhas orientadoras da actuação desta Associação.

No seguimento do Plano de Actividades referente ao ano de 2010 a APEEAECMV pretende dar continuidade à estratégia de reforçar a sua intervenção no concelho em prol do sucesso escolar e da valorização da comunidade educativa. Assim, o papel activo nos diversos órgãos em que tem assento, designadamente no Conselho Geral; no Conselho Pedagógico; na Rede Social, na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Valença representam, sem dúvida, meios a privilegiar para atingir os nossos objectivos.

De forma a contribuir para uma abordagem mais objectiva e efectiva à diversidade de situações colocadas a esta Associação, contamos com um Gabinete Jurídico que tem como principal objectivo apoiar as decisões da Associação na resolução de situações, bem como um Gabinete de Comunicação que permite um maior e melhor fluxo da informação não só entre os elementos da Associação, mas, e sobretudo, na comunicação junto de Pais e Alunos.

Não podemos deixar de referir que a realização de reuniões com os Pais, em especial os Pais representantes de turma com o objectivo de fomentar o intercâmbio de informação; o conhecimento in loco de comportamentos desviantes que possam surgir dentro dos recintos escolares, e ou simplesmente contribuir para conhecimento dos principais intervenientes de todo o processo educativo são acções reforçadas neste ano lectivo. À semelhança desta estratégia, a descentralização das acções/actividades levadas a cabo por esta Associação, a sua implementação nas freguesias do concelho será valorizada como forma de fazer chegar a todos os Pais e Encarregados de Educação informação bem como permitir uma maior proximidade entre a Associação e os seus associados. Estas acções assumem um carácter transversal e que representam um papel fundamental na prossecução dos objectivos desta associação. Destes destacamos a necessidade de angariar novos associados como forma de reforçar o papel activo desta entidades. Ao abrigo desta acção, a Associação pretende desenvolver as seguintes actividades:

a) Realização de encontros (reunião com os pais/encarregados de educação) de apresentação da associação – objectivos e acções a desenvolver.
b) Elaboração de material de divulgação, designadamente Fichas de inscrição como associado; panfleto de apresentação da associação
c) Apoio aos alunos, pais e encarregados de educação – Bloog da Associação que permite melhorar a comunicação Esta acção facilita o trabalho dos responsáveis pela associação na medida em que contribui para uma maior eficácia a nível da identificação de problemas/questões/dúvidas dos alunos e encarregados de educação.

Fomentar os Hábitos de Leitura continua a ser um eixo fundamental de actuação indo ao encontro da Politica do Ministério de Educação levada a cabo ao abrigo do projecto Ler +. Ao abrigo deste objectivo pretende-se implementar as seguintes actividades:

Convidar as escolas do Agrupamento e respectivos professores – professores do 1º ciclo, professores de Português do 2 º e 3º a incentivar os seus alunos a escreverem Contos; histórias e Prosas que serão editados no fim do ano lectivo
Desenvolver acções de promoção e incentivo da leitura nas diversas Freguesias do concelho.
Colaborar na dinamização da Feira do Livro – A Associação pretende participar na Feria do Livro como forma de divulgação da Associação, dos seus objectivos e das suas actividades. Estes eventos contribuem, igualmente para promover trabalhos e actividades levadas a cabo pelos alunos e professores.

Participação em eventos locais
O desenvolvimento de acções de informação/formação e sensibilização sobre temáticas com elevada importância junto de diversos públicos alvo é outro eixo de intervenção que importa solidificar por forma a contribuir para um maior e melhor conhecimento da população, Pais e alunos. Assim, a Associação tem em vista, entre outras, a realização de diversas acções/workshops/formação/rastreios nas seguintes temáticas

Sexualidade na adolescência
Alimentação/Nutrição e Higiene
Primeiros Socorros – dirigida a pessoal auxiliar




A relação entre Escola/Família é outro eixo de vital importância para o sucesso escolar a para aproximar os Pais da Escola. A realização de diversas acções de promoção do bem estar físico e de lazer são sem dúvida um meio para reforçar os laços entre escola/família. Assim, a realização de um Piquenique entre Pais e filhos; uma Caminhada na Ecopista; a realização de Jogos Tradicionais são alguns exemplos de actividades a desenvolver durante este ano lectivo.

O Apoio na Festa Final de Ano da EB2,3 + S, colaboração na Festa de Natal das EB1 e Jardins de Infância do Concelho, no Desfile de Carnaval, no Dia Mundial da Criança, no Dia do Ambiente, etc, são alguns exemplos de parceria que esta Associação pretende reforçar quer com alunos, mas acima de tudo com o Agrupamento de forma a definir uma estratégia integrada de valorização de toda acção educativa do concelho.

A articulação com a Autarquia na implementação das Actividades Extra Curriculares com o objectivo de contribuir para uma melhor metodologia na organização desta componente não lectiva, permitindo desta forma, para a dignificação destas actividades.

Em jeito de conclusão podemos enumeras as principais actividades a levar a cabo durante o ano lectivo 2010/2011:

a) Realização de reuniões em todas as Escolas do concelho contando com a participação dos encarregados de educação; Pais e alunos por forma a identificar estrangulamentos ao bom desenvolvimento do ano lectivo
b) Colaboração com o Agrupamento na Festa de Natal
c) Realização de Reuniões com a Comunidade Educativa no sentido de identificar necessidades.
d) Realização de acções temáticas, nomeadamente a nível da Nutrição; da Sexualidade e Segurança na Escola
e) Realização de acções de sensibilização junto dos alunos para a prática do desporto e para boas práticas no que se refere a dependências
f) Integração nas actividades promovidas pela Autarquia e Agrupamento: Carnaval; Dia do ambiente, Festa no final de Ano, etc -
Este documento pretende, apenas, identificar as principais actividades que a Associação considera prioritárias para a prossecução dos objectivos que se propõem atingir, no entanto, poderão surgir outras acções/projectos durante o ano, que pela sua relevância e importância, poderão ser implementadas e executadas.












Sem comentários: